Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 



Total de visitas: 629
estudo biblico

Como Memorizar as Escrituras

1. Selecione A Versão Particular que você deseja memorizar [Ninguém que fica mudando traduções jamais memorizará quase nada. Em Português, somente a ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB) é fiel tradução do TR e somente ela é aceitável. A ARC antiga, da IBB, também era aceitável]. Use exclusivamente ela quando ensinando a partir da Bíblia. Use a mesma cópia [o objeto físico, em papel] da Bíblia para que seus versículos estejam sempre no mesmo lugar na página.

2. Procure Alguém Para Memorizar Com Você - seu cônjuge, um pregador, ou algum outro amigo. É melhor sempre quando duas pessoas memorizam, pois recitam uma à outra, em tempos previamente fixados. Duas pessoas podem manter alvos mais facilmente, pois cada um estimula o outro a se manter em dia na programação.

3. Memorize Poucos Versículos A Cada Dia. Primeiro, leia o capítulo muito rapidamente, sem parar [somente para ter uma idéia geral do mesmo]. Depois, escolha certas passagens para cada dia da semana. Carregue um Novo Testamento de bolso. Memorize [mesmo] durante pequenos espaços de tempo.

4. Estude Cada Capítulo Na Semana Que Você O Memoriza. Procure o significado de algumas palavras ou frases difíceis. Entenda cada idéia dentro do contexto de seus versículo, capítulo e livro.

5. Visualize os Benefícios que uma memorização do Novo Testamento fará tornando-o eficaz como um professor da Palavra de Deus. Sempre conserve em mente cada um desses benefícios.

Como Se Lembrar Do Que Você Tem Memorizado

1. Aproveite o "Tempo Ocioso". Recite para você mesmo o que você já tem aprendido, sempre que estiver andando, de pé, esperando em escritórios, dirigindo [exercitando-se em casa], etc. A maioria das pessoas têm uma hora ou mais de tal tempo, a cada dia. [!]

2. Uma vez que o capítulo tenha sido memorizado, Recite Este Capítulo Para Você Mesmo Uma Vez Ao Dia, na semana seguinte; então, uma vez por semana o mês seguinte; então uma vez ao mês pelo resto de sua vida. (Veja a Tabela Para A Leitura Mensal Do Novo Testamento.)

3. Uma vez que o capítulo tenha sido memorizado, Escreva [o número de] Este Capítulo E Cheque-o Com Exatidão uma vez por semana pelo mês seguinte; então uma vez por ano pelo tempo que você achar necessário para manter a sua exatidão. (Isto totaliza um capítulo ao dia, de segunda a sexta, através de todo o ano.)

4. [Hélio acrescentou: prepare um mp3-player com os versos do mês, e ouça-o nos momentos em que ouviria música: sempre que andando, de pé, esperando em escritórios, dirigindo, exercitando-se em casa, etc.]

5. [Hélio acrescentou: você mesmo crie músicas (tipo marcha militar, não música carnal, sincopada) para os versículos, e os ouça e memorize e cante. Lembre que é centenas de vezes mais fácil memorizar música do que prosa]
Quanto tempo Isto Tomará?
Isto depende da sua habilidade de memorização. No entanto, mesmo se você não tiver uma mente fotográfica, se você for inteligente bastante (por exemplo, tendo-se graduado do colégio), se você usar o seu "tempo ocioso" sabiamente, a memorização do Novo Testamento não tomaria mais do que uma hora por dia. Você pode pensar de um melhor ou mais vantajoso uso de seu tempo de estudo?
Benefícios Derivados De Memorização das Escrituras:
(1) Melhor conhecimento e compreensão das Escrituras.
(2) Enriquecimento pessoal e orientação de Deus.
(3) Fé potencialmente aumentada.
(4) Habilidade aperfeiçoada para superar tentações.
(5) Maior habilidade para servir ensinando, aconselhando, contestando o erro, exortando, etc.

 

*Se você pode memorizar de 4 a 6 versículos a cada dia e lembrá-los, então você pode memorizar o Novo Testamento em cinco anos.